top of page

Sobre o 10º ENFSUDESTE

Em 27,28 e 29 de abril do ano de 2016 estaremos realizando o 10º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste-ENFSUDESTE, na cidade do Rio de Janeiro, após quatro anos do último encontro realizado em 2012 em Minas Gerais.

 

No 10º ENFSUDESTE o tema central que norteará o encontro será “A Enfermagem e os desafios para o cuidado seguro na rede de saúde”.

 

Com este compromisso, as ABEn(s) da Região Sudeste se mobilizam como a região que possui o maior parque assistencial do país e o maior número de trabalhadores de enfermagem,  para identificarem os pontos que unem os interesses desses profissionais e as potências da profissão. Outro encargo é refletirem sobre o que dificulta a formação qualificada de seus trabalhadores, o que determina e significa a banalização das ações de enfermagem e a não visualização da essência profissional deste trabalho que tem como princípio de sua assistência a humanização, a justiça social, a cientificidade e a competência técnica exercida com ética e legalidade.

 

Nesta procura de motivos determinantes e propostas edificadoras para o trabalho de enfermagem, urge refletir, analiticamente, sobre fatos concretos que ocorrem em condições desfavoráveis e propiciam os descuidos e riscos de vida, tanto para aqueles a quem cuidamos, como também pelos responsáveis pelo cuidado. Preocupa sobremaneira às entidades responsáveis por este encontro a fragilidade do profissional em face dos limites do que pode ou não pode acontecer sob sua responsabilidade.

 

O desconhecimento dos limites profissionais e mesmo institucionais são impeditivos de atos de enfermagem consequentes. E, mais preocupante, o grau de alienação presente entre os nossos trabalhadores, propiciando fácil submissão e conivência para o exercício de enfermagem existir em condições desfavoráveis que prejudicam a ponto de promover o descuido ao invés do cuidado.

 

É sabido há muitos anos o poder da influência dos enfermeiros e sua equipe na organização das estruturas dos serviços no contexto do SUS. Praticamente, é o esteio dos serviços de saúde. Entende-se, deste modo, que enfermeiros e técnicos de enfermagem bem formados e conscientes de seu papel devem agir com justiça em favor da população e da organização do Sistema Único de Saúde, acreditando que Saúde é um direito de Todos e um dever do estado. Para tanto, escolas e serviços qualificados devem estar comprometidos com esta premissa.

 

É com este propósito que este ENCONTRO acontecerá, porque desejamos que se privilegie o cuidado direto a quem devemos servir e proteger, assim como os demais cuidados que sustentam a assistência livre de risco para as pessoas, famílias e comunidade; porque desejamos que se reconheçam estes como atos únicos praticados no desenvolvimento da assistência de enfermagem em todos os níveis; e porque desejamos impedir que eles sejam banalizados e desvalorizados, promovendo, desta maneira, o reconhecimento da dignidade dos profissionais de enfermagem perante a sociedade do sudeste.

 

 

 Subcomissão Científica do ENFSUDESTE

bottom of page