APRESENTAÇÃO
A Associação Brasileira de Enfermagem, seção Rio de Janeiro, e o Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica, seção Rio de Janeiro, terão o prazer de realizar um evento que tem o propósito de contribuir para o aprimoramento de práticas não farmacológicas como terapias de cuidado, e para a melhoria da qualidade de vida do idoso com demência e seus familiares. A Programação Científica é composta por dois painéis com especialistas da área da gerontologia nacional e internacional e apresentação de trabalhos científicos.
Este evento tem como finalidade reunir profissionais de enfermagem e de outras áreas, ligados ao ensino, à pesquisa e à assistência voltada à pessoa idosa, assim como estudantes de graduação e pós-graduação como parte da política de interesse pelo cuidar/cuidado ao idoso.
Trata-se de um evento que proporcionará a disseminação de novos conhecimentos e práticas sobre o cuidado ao idoso. Este segmento populacional carece de atenção especializada, pois a capacitação de recursos humanos ainda é incipiente, apesar do incremento demográfico. A Enfermagem é uma área do conhecimento fundamental para a garantia do direito a uma assistência à saúde livre de riscos e de qualidade. Portanto, a perspectiva deste Encontro é gerar alto impacto nas soluções de saúde e garantir um maior intercâmbio científico entre pesquisadores e gestores na área da Enfermagem, no Estado do Rio de Janeiro.
OBJETIVO
Favorecer o debate sobre as terapias não farmacológicas nas demências, a pratica da enfermagem nestas terapias.
RESULTADOS ESPERADOS
-
Sensibilizar os profissionais de enfermagem para a atenção ao idoso com síndrome demencial;
-
Reforçar a importância do uso de terapias não farmacológicas no tratamento aos sintomas psicológicos e comportamentais da demência – SPCD em pacientes idosos com síndrome demencial.
-
Estimular a produção científica de pesquisadores, profissionais da assistência, docentes, técnicos de enfermagem e alunos.